Centro de Atendimento ao Turista em Betim

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Betim.

A história de Betim remonta ao século XVIII, quando o Brasil, ainda colônia de Portugal, vivia o auge do seu ciclo do ouro. A região fazia parte de uma importante rota de bandeirantes que vinham de São Paulo a Pitangui.

Assim como várias cidades surgiram nas trilhas das tropas e nas rotas dos bandeirantes, Betim, antes de assim se chamar, fazia parte desse entrecruzar de caminhos, sendo passagem e pousada de tropeiros.

BetimNa década de quarenta, instalaram-se as primeiras indústrias de Betim, ligadas à constituição do Parque Siderúrgico Nacional. Betim, por sua oferta privilegiada de infraestrutura, passou a ser um polo de atração de indústrias. Na década de cinquenta, o planejamento estadual destinou a Betim duas outras funções econômicas: a industrialização de base, representada pelas siderúrgicas, e a produção de alimentos para o abastecimento local. Nesses últimos 30 anos, o parque industrial de Betim cresceu e se diversificou.

Além de polo petroquímico e automotivo, a cidade também abriga importantes empresas no setores de metalurgia, alumínio, mecânica, serviços e logística.

Além disso, Betim vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados e isso atrai milhares de turistas a Betim todos os anos.